AgoraTV Produtora de Vídeo

 
 
 
 

Reunião Almoço – ACIL

Thursday, 26 de June de 2008 às 13:11

Get the Flash Player to see this player.

Alssepro apresenta suas metas

para a comunidade

A partir de agora o planejamento estratégico da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública já pode ser compartilhado por toda comunidade. O documento foi apresentado nesta segunda-feira na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), durante reunião-almoço para empresários, lideranças e imprensa. O encontro foi coordenado pelo presidente da Alssepro, Ito Lanius, que resumiu ao público o trabalho que vem sendo feito e destacou o mérito do envolvimento voluntário de dezenas de pessoas e da integração dos órgãos públicos. O planejamento está baseado num plano de atividades, o qual tem como maior objetivo tornar Lajeado referência estadual em segurança pública. “Queremos efetivamente que a segurança pública seja entendida como um compromisso cidadão de todos e que atinge a todos, abrangendo inclusive o delinqüente. Precisamos aproximar os órgãos que atuam na área, para inibir o delito, mas especialmente implementar ações preventivas”, destacou o dirigente.

Ao todo foram 11 encontros para levantamento de dados e definição das ações. As coordenadoras técnicas do projeto, Ana Hermann e Ana Giovanoni, explicaram as etapas de desenvolvimento do planejamento, o qual utilizou como benchmarking um exemplo de sucesso de uma cidade paulista. Todas as etapas estão orçadas e suas execuções serão viabilizadas através de parcerias públicas e privadas. “Lajeado já está dando exemplo para o resto do Estado. Aqui a comunidade está abraçando a causa, o que demonstra a mobilização em torno dos problemas”, elogiou o presidente da Federação dos Conselhos Pró-Segurança Pública (Feconsepro) do RS, Jovino Demari.

O evento contou com a presença dos principais representantes de órgãos de segurança da região, que também tiveram a oportunidade de comentar sobre a relevância da iniciativa e das expectativas em torno do planejamento. “O Presídio Estadual de Lajeado tem hoje 439 apenados, quando a capacidade são 122 pessoas. Precisamos resolver problemas de estrutura e, principalmente, prevenir a reincidência”, comentou a psicóloga do complexo, Ciméri Lampert. O major Álvaro de Medeiros, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, chamou a atenção para a importância da entidade não ser uma mera repassadora de recursos, mas um ente propositivo que indica soluções em conjunto. A defasagem do efetivo foi um dos aspectos relatados pela delegada Márcia Scherer. Segundo ela, a região trabalha com 30% dos policiais necessários e, por isso, uma das ações imediatas planejadas com a Alssepro é a capacitação desse quadro. Ela ainda falou do foco na prevenção, o qual será contemplado numa campanha constante pela cultura da paz, inibindo a violência e a drogadição.

Para a prefeita Carmen Regina Cardoso, a Alssepro chega para integrar um ciclo pela melhoria na segurança pública. Ela citou algumas das iniciativas da administração, como construção de áreas de lazer, projetos de ocupação de jovens, atividades extra-curriculares nas escolas e até o investimento na ampliação da iluminação pública. “Fazemos muita coisa, mas sabemos que isso não basta. Precisamos da integração entre terapia, prevenção e repreensão para que os resultados sejam melhores”, concluiu.

Entre as demais autoridades presentes e que compuseram a mesa estavam o sargento comandante Anestor de Moura, do Policiamento Ambiental do Vale do Taquari; tenente-coronel Antônio Scussel, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari; promotor Sérgio da Fonseca Diefenbach; inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Lajeado, Leandro Wachholz; delegado regional de polícia, João Alberto Selig; juiz Rudolf Carlos Reitz, da Vara de Execuções Criminais; e o anfitrião, presidente da Acil Oto Blaas Filho.

Moto

O evento foi marcado pela entrega de uma moto para a Brigada Militar. O veículo, doado em conjunto através de recursos da Acil e Alssepro, é a contraprestação pela segurança realizada pelo 22º BPM durante a Construmóbil 2007 e AgroInd Familiar 2008.

A tabela a seguir demonstra o alinhamento das estratégias com os objetivos estratégicos:

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

ESTRATÉGIAS

- Viabilizar financeiramente as ações estratégicas do PE da Alssepro.

- Formar parcerias com setores públicos e privados, priorizando a incidência política em nível municipal, estadual e federal.

- Reduzir índices de criminalidade a índices inferiores à média estadual.

- Realizar ações conjuntas e integradas dos órgãos responsáveis e comunidade.

- Ressocializar os apenados do sistema penitenciário.

- Monitorar sistematicamente os apenados com trabalho externo e penas de prestação de serviços à comunidade.

- Investir em Inteligência Policial.

- Mapear a rota de criminalidade e promover ações conjuntas em áreas estratégicas da mesma.

- Promover a integração entre os órgãos vinculados à segurança pública.

- Firmar comprometimento entre os órgãos de segurança e realizar reuniões periódicas.

- Adequar o quadro funcional às necessidades das instituições de segurança.

- Sensibilizar o Estado para assumir a segurança pública como prioridade.

- Atuar na motivação e qualificação dos profissionais da área de segurança pública.

- Elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento integrado aos profissionais da área de segurança pública.

- Instrumentalizar e informatizar (sistema de informações) os órgãos relacionados à Segurança Pública a fim de tornar suas ações mais eficazes.

- Firmar parcerias com a prefeitura, entidades e empresas em geral para promover campanhas em prol da instrumentalização dos órgãos.

Texto e fotos: Simone Rockenbach
Muito ruimFracoBomMuito bomÓtimo! (Nenhum voto ainda)
Loading ... Loading ...
       

Comentários

Ninguém comentou ainda. Corra! Seja o primeiro.

Faça um comentário

       
  
© 2010 AGORA TV | Design: OdNet