AgoraTV Produtora de Vídeo

 
 
 
 

Acil – Reunião almoço

Tuesday, 3 de June de 2008 às 20:00

Responsabilidade Social Empresarial ultrapassa limites empresariais,

afirma presidente da ONG PV

Lajeado – Mudar o individual, o coletivo, o social e o planeta. A proposta pode parecer desafiadora, mas é levada com seriedade pela empresária Maria Elena Johannpeter as mais diversas localidades do país. Nesta segunda-feira, (02.06), a presidente da Organização Não-Governamental gaúcha Parceiros Voluntários, foi a palestrante da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Maria Elena discorreu sobre “A Responsabilidade Social Empresarial como Estratégia para Sustentabilidade”.

“A proposta de contemplar a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) vai além de todas as obrigações como pessoa, ultrapassa os limites empresariais e entra na questão humana, já que são as nossas emoções e sensibilidade ao mundo externo que definem a comum interação entre as pessoas”, comenta Maria Elena.

Para ela, este processo deve primeiro passar pela fase de interiorização individual, através da livre e espontânea vontade de interagir com a comunidade. “A RSE, em primeiro lugar, é uma evolução da Responsabilidade Social Individual, que parte de nossas próprias vontades como seres humanos, de nos realizarmos como pessoas e vermos, na imagem do próximo, um indivíduo com capacidade de produzir e crescer”, enfatiza ela.

Responsabilidade Social Empresarial

“Quando queremos conhecer e investir em uma marca, antes de tudo, buscamos entender as bases sólidas desta marca, compreender o que a mantêm no mercado, quais as vantagens em consumir seus produtos e quais as ações de sustentabilidade e atitudes que caracterizam a SER desta organização”, comenta.

Conforme a palestrante, o crescimento econômico de uma empresa é uma troca sistêmica entre grupo empresarial e comunidade. Enquanto que a comunidade cresce, crescem as escolas, cresce o governo e as empresas que investiram na sociedade e que são responsáveis pela manutenção deste ciclo.

Globalização

Para ela, o momento mundial exige dos gestores uma visão abrangente e integrativa da realidade, nos planos global, nacional e local. “O bem estar da sociedade e um futuro sustentável dependem em alto grau da ação responsável dos principais agentes econômicos”, esclarece.

A presidente da PV acredita que a globalização é um processo do qual não há mais escapatória e que a responsabilidade social é um pressuposto de fundamental importância nas adequações das organizações a modelos de gestão, que visem à diminuição de gastos e otimização dos sistemas de trabalho.

Dia da Liberdade de Impostos 2008

Antecedendo a palestra, ocorreu a entrega das chaves do automóvel Celta leiloado com lances a partir do valor sem impostos no Dia da Liberdade de Impostos 2008. O lance vencedor, entre 21 propostas entregues na concessionária J. A. Spohr, foi o da empresária Nóris Cristini Bassi Blaas, sócia-proprietária da empresa Lajetel Telecomunicações. Na oportunidade, p gerente da concessionária, Guilherme Kreutz, e o presidente da Associação da Classe Média (Aclame), Fernando Bertuol foram responsáveis pela entrega simbólica do veículo.

Posterior à entrega, os quatro cheques no valor de R$ 2.202,72 – excedente ao lance vencedor do carro, no valor de R$ 23.999,90 – também foram entregues aos presidentes das quatro entidades beneficentes contempladas pela promoção – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Gilmar Volken; Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), Jairo Cocconi; Sociedade Lajeadense de Auxilio aos Necessitados (Slan), Lenira Muller Klein; e Sociedade de Assistência à Infância e à Adolescência (Saidan), Antonio João Fluckseder.

Assessoria de Imprensa – ACIL

Fotos: Carlos Vogt

Muito ruimFracoBomMuito bomÓtimo! (1 votos)
Loading ... Loading ...
       

Comentários

Ninguém comentou ainda. Corra! Seja o primeiro.

Faça um comentário

       
  
© 2010 AGORA TV | Design: OdNet