AgoraTV Produtora de Vídeo

 
 
 
 

Reunião Almoço

Friday, 26 de October de 2007 às 15:26

Força da marca determina diferenciação no mercado

Lajeado A proteção da expressão intelectual, irreal e intangível, criada pela mente humana e expressa através de idéias inovadoras é lei. Entre estas, o registro da marca é importante por representar a defesa de patrimônio que diferencia a empresa em sua atuação mercadológica e a posição que ocupa na mente dos consumidores. A advogada carioca Elisa Santucci, diretora do Departamento de Consultoria em Propriedade Intelectual da Clarke, Modet & Co. Brasil, explicou as inúmeras ramificações da propriedade concebida pela mente do homem e a importância de sua legalização. A advogada discorreu sobre A importância dos ativos intangíveis: sua valoração e a realização de ações concretas para a sua proteção, tema da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), desta segunda-feira, (22.10).

Elisa explicou e simplificou o entendimento da expressão propriedade intelectual, desmistificando as denominações mais populares do ramo. Marcas são os nomes pelos quais identificamos determinados serviços e produtos. Patentes, expressão que pertence à mesma família, são consideradas invenções, disse. Conforme ela, os direitos autorais, também dentro da propriedade intelectual, correspondem em geral à maioria das produções artísticas.

Certas marcas ficam tão fixadas na memória que já não é necessário apresentá-las por completo, para que a mente humana as identifique de imediato, garantiu a advogada que, por meio de pequenos ícones de marcas famosas, apresentados em slide, testou a perspicácia e poder de observação do público presente. Entre elas, marcas famosas e de grande divulgação, como a cervejaria Kaiser e a operadora de celulares Tim, o público não hesitou. Nenhuma marca deixou de ser identificada. Quanto mais forte a marca for, mais distinta ela se torna, admitiu.

Forças e fraques

A palestrante mostrou índices que dão margem à força e fraqueza de marcas. No total, seis grupos divididos em fictícias, arbitrárias, sugestivas, desgastadas, de uso comum e descritiva podem classificar a variação de vitalidade de um serviço ou produto. Kodak é uma marca fictícia e pertence ao grupo das mais fortes, uma vez que não é palpável, mas atribui seu nome a diversos objetos reais, como câmera fotográfica, filme para fotos e demais utensílios, salientou. Já a marca papelaria, pertencente ao grupo das mais fracas e, portanto, descritiva, aumenta a dificuldade de sua proteção e exclusividade devido ao fato de o nome já ter caido no uso comum. A banalização de uma marca tira a sua força e anula sua capacidade de diferenciar-se das concorrentes, esclareceu.

Valoração

Segundo Elisa, hoje existem apenas três métodos de valorar marcas no mercado brasileiro. O método de custo, onde todos os gastos com a criação, marketing e consolidação da marca são somados e considerados como o valor da marca. O método de mercado que determina o valor de uma marca em comparação a outra semelhante e vendida recentemente e, o terceiro e último método, que defende a valoração conforme os benefícios econômicos oferecidos ao detentor durante a existência da marca.

Vitrine Acil

Ocupando o espaço Vitrine Acil da reunião-almoço, o proprietário da Construtora Zagonel, José Zagonel, que neste mês comemora 30 anos de atividades, apresentou breve histórico da empresa, seus principais desafios ao longo de três décadas, suas construções mais conhecidas e as novas estruturas em fase de desenvolvimento. Lembrou que o prédio 11 do Centro Universitário Univates rompeu todos os limites existentes na empresa e exigiu empreendimento jamais feito antes. Em apenas seis meses e meio fomos capazes de construir numa área de 6.300 m, informou. Ele apresentou também os locais onde a construtura possui instalações em Lajeado e cidades próximas.

Associação Comercial e Industrial de Lajeado
Assessoria de Imprensa

Muito ruimFracoBomMuito bomÓtimo! (Nenhum voto ainda)
Loading ... Loading ...
       

Comentários

Ninguém comentou ainda. Corra! Seja o primeiro.

Faça um comentário

       
  
© 2010 AGORA TV | Design: OdNet